Redação
Comentários UERJ – A perspicácia, de René Magritte
A perspicácia, de RENÉ MAGRITTE (1936).
http://rene-magritte-paintings.blogspot.com/Conforme prometido, seguem os primeiros comentários sobre o 2º exame de qualificação da UERJ.
A questão 1 era sobre metalinguagem – fenômeno que comenta a própria linguagem. Não sei o que acharam, mas eu considerei essa questão de nível fácil.
Vamos pensar um pouco sobre o assunto...
Por exemplo, aqui no blog, em muitos momentos, eu falo sobre o ato de escrever. Dessa maneira, temos metalinguagem, pois se trata de um texto escrito em que se fala sobre o texto escrito.
Já vi fotógrafos sendo fotografados durante o ofício. A fotografia, nesse caso, é também um exemplo de metalinguagem, pois se tem uma foto em que se mostra o ato de fotografar. (Perdão pela repetição!!!)
Dessa maneira, a imagem que serviu como base para a questão 1 é uma pintura retratando um homem realizando o ato de pintar. Eis a metalinguagem!
A pergunta da prova era a seguinte:
O quadro “A perspicácia”, do belga René Magritte, é um exemplo de metalinguagem porque:
(A) destaca a qualidade do traço artístico
(B)mostra o pintor no momento da criação
(C)implica a valorização da arte tradicional
(D)indica a necessidade de inspiração concreta
A resposta certa só pode ser a letra B. Se há um pintor, no momento de sua criação ( a pintura), e isso está sendo apresentado em um quadro (uma pintura), temos uma linguagem, uma forma de expressão, retratando ela mesma. Ora... metalinguagem!!!
Tranquilo, né??
Questão 2
O quadro produz um estranhamento em relação ao que se poderia esperar de um pintor que observa um modelo para sua obra.
Esse estranhamento contribui para a reflexão principalmente sobre o seguinte aspecto da criação artística:
(A) perfeição da obra
(B) precisão da forma
(C) representação do real
(D) importância da técnica
O que se percebe na pintura é um homem observando um ovo e pintando uma ave. Ou seja, o que vemos como o real – o ovo – não é o que verificamos no quadro que está sendo pintado. Isso nos faz perceber que na criação artística o real não precisa necessariamente ser reproduzido, o real pode servir de apoio para que se crie algo novo, original.
Diante disso, o estranhamento a que a questão se refere nos faz refletir sobre a representação do real como aspecto da criação artística. Letra C!
Por hoje é isso!
loading...
-
1ª RedaÇÃo Nota 10 De 2013
ASSUNTO: POESIA & METALINGUAGEM QUESTÃO ÚNICA Faça uma análise de um dos poemas abaixo, levando em consideração os aspectos da metalinguagem estudada em sala de aula. I "Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam...
-
O Surrealismo
Na imagem: Cisnes refletindo elefantes, de Salvador Dalí Nas primeiras décadas do século XX, a psicanálise aparece como ciência do inconsciente psíquico a partir dos trabalhos de Sigmund Freud. O Surrealismo, última das vanguardas europeias a...
-
O Cubismo E A Multiplicação Da Perspectiva
Na Imagem: O quadro Homem num café, de Juan Gris (1912), representa bem a multiplicação de pontos de vista buscada pelos cubistas. O termo Cubismo surge na pintura com Matisse, em 1908, ao criticar um quadro de Braque, no Salon des Indépendants....
-
A Juventude Pode Mudar O Futuro? - Análise Da Proposta De Redação Uerj 2012
Olá! Em junho de 2015, o blog voltará a ter publicações periódicas. Você tem dificuldade em algum tema específico e quer que eu o aborde por aqui? Se sim, envie-me um e-mail explicando-me a sua necessidade e eu preparei novos conteúdos a...
-
As últimas Da Uerj
A PALAVRA (Rubem Braga) Tanto que tenho falado, tanto que tenho escrito - como não imaginar que, sem querer, feri alguém? Às vezes sinto, numa pessoa que acabo de conhecer, uma hostilidade surda, ou uma reticência de mágoas. Imprudente ofício...
Redação